Perguntas Frequentes

 

Para onde vão os recursos arrecadados pelas contas de água?

A água potável que recebemos em casa é um produto industrializado, implicando em custos de energia elétrica, produtos químicos, materiais, equipamentos, mão-de-obra qualificada para operação e manutenção do sistema de produção e distribuição de água e coleta de esgoto da cidade. Com o crescimento da cidade, surge a necessidade de dotá-la de extensão de redes de distribuição de água e redes coletoras de esgoto e seus respectivos ramais.  Além disso, há o contínuo investimento na melhoria dos produtos e serviços prestados.  Assim, todo recurso arrecadado volta para a comunidade em forma de qualidade de vida.

A água de qualquer torneira de minha casa é segura para se beber e fazer comida?

O SAAE garante a qualidade da água distribuída à população até a entrada do imóvel onde existe o medidor de consumo (hidrômetro).  A manutenção da qualidade da água nos cômodos internos da residência é dever e responsabilidade de cada morador.  Por isso, mantenha suas instalações hidráulicas sempre em bom estado de conservação e limpe a caixa d’ água pelo menos duas vezes ao ano.  Toda caixa d’água deverá ficar constantemente tampada e bem vedada. Quando as águas das torneiras internas de sua casa apresentarem aspectos diferentes do normal (cor, cheiro, gosto, etc), faça inicialmente uma verificação no sistema interno de sua casa antes de acionar a SAAE.

Como posso solicitar um serviço ou informar ocorrências?

Os serviços prestados pelo SAAE e as informações de ocorrências podem ser feitas através dos telefones de atendimento, WhatsApp, por email ou até mesmo pelo site, dependendo da solicitação. Alguns serviços como pedido de ligação, alteração cadastral, pedido de desligação ou religação deve ser feito presencialmente no atendimento do SAAE.

 Como devo proceder em caso de dúvida no valor da minha conta de água?

Você pode comparecer ou ligar na nossa Central de Atendimento do SAAE, ou ainda nos enviar uma mensagem via WhatsApp do atendimento, de preferência munido da sua fatura de água.

Posso solicitar uma segunda via da conta de água? Esse serviço tem custo?

SIM. A segunda via da conta poderá ser retirada pela internet, aqui mesmo neste site, através do aplicativo Mais Agua, no atendimento ao público do SAAE (com custo de R$2,08, na próxima conta), ou ainda solicitada pelo WhatsApp. O consumidor deverá ter sempre em mãos o código da ligação que consta em sua fatura impressa, ou pelo site deverá ter em mãos o id eletrônico que consta na sua fatura.  Em caso de constantes extravios da fatura de água deverá ligar para o SAAE para que seja solucionado o problema.

Se sua residência não possui a caixa de correios, o SAAE não se responsabiliza por extravios ou perdas; verifique se esta caixa possui acesso fácil; verifique se a numeração do imóvel está correta e legível; se sua residência possui cachorro, verifique se ele não a destruiu; Chuva e vento pode ser o motivo do extravio de conta; sua conta pode estar retida pelo SAAE para análise ou recálculos. Neste caso sua conta será enviada no fim do mês.

O serviço de emissão de segunda via só terá custo se for retirada no atendimento do SAAE, esse valor (R$ 2,08) cobrado na próxima conta. Nas demais formas virtuais não há custo.

Eu posso mudar a data de vencimento da conta de água?

Não. Os vencimentos das faturas são de acordo com a data da leitura e a grade de setor a que ela pertence.

Com quantos dias de atraso o fornecimento de água pode ser cortado?

Com 30 (trinta) após a notificação do débito impresso na conta, pode originar o corte. Para solicitar a religação o consumidor deverá quitar todas as contas em atraso e apresentá-las no atendimento ao público do SAAE. Ou aguardar a emissão da ordem de serviço para religação.

Qual o prazo para RELIGAÇÃO em caso de corte, após regularização dos débitos vencidos?

O prazo máximo é de até 48 horas.                      

Quando o leiturista não consegue tirar a leitura do meu hidrômetro, como é calculado a minha conta?

O sistema faz a média dos últimos 06 (seis) meses.

O consumo da minha última conta foi muito alto, o que pode ter acontecido?

Pode ter havido um vazamento em sua residência, ou alguém ter esquecido alguma torneira aberta. Para verificar se há possível vazamento, feche todas as torneiras. Se possuir reservatório (Caixa d’ água) este deverá estar cheio. Se após isso o hidrômetro continuar girando indica um possível vazamento. Outra hipótese, pode ser um acúmulo de leitura. Para verificar o acúmulo de leitura, observe nas contas anteriores o registro de alguma ocorrência. Em caso de dúvida entre em contato com a Central de atendimento do SAAE.

Como é cobrado o valor do esgoto?

A tarifa de esgoto referente a coleta e transporte do esgoto é de 60% (sessenta por cento) do valor consumido de água.

Como faço para saber se a leitura da minha residência foi tirada corretamente?

Quando a conta for entregue, observe no campo leitura atual quais foram os números tirados pelo leiturista. Com estes números em mãos, observe em seu hidrômetro os quatro dígitos pretos atuais da esquerda para a direita. Se o valor for igual ou maior, a leitura está correta. Em caso de dúvidas entre em contato com a Central de Atendimento do SAAE.

Qual procedimento para alterar o nome da conta de água?

O consumidor deve procurar o atendimento do SAAE (Rua Quintino Bocaíuva, 260 - Centro), com uma conta de água, cópia do documento do imóvel atualizado e cópia dos documentos pessoais do proprietário e de quem for alterar o nome. É simples e rápido. Caso o imóvel seja alugado o locatário poderá trazer uma cópia autenticada do contrato de aluguel com firma reconhecida em cartório, cópia dos seus documentos pessoais.

Qual procedimento para pedir a mudança do local do hidrômetro?

Caso o hidrômetro esteja dentro do imóvel, é só comparecer ao atendimento ou mesmo por telefone ou ainda via WhatsApp com o código de ligação em mãos e solicitar o serviço;

No caso de mudança de local do hidrômetro a pedido do proprietário, o mesmo deverá comparecer ao atendimento com uma fatura em mãos e solicitar o serviço, o qual será gerado uma taxa e o serviço será realizado no prazo de até 5 (cinco) dias úteis após o pagamento da taxa.

 Qual procedimento para pedir a recomposição/conserto do calçamento da minha rua?

Desde que a obra seja de responsabilidade do SAAE provenientes de serviços executados pelas equipes de manutenção e obras, entre em contato com nosso atendimento, pelo telefone ou WhatsApp e informe o local (nome da rua e número da residência mais próxima) e será emitida uma “Ordem de Serviço” (OS).

 Quais são os documentos necessários para fazer uma ligação de água e/ou esgoto?

As solicitações de novas ligações de água e/ou esgoto somente podem ser realizadas pessoalmente na sede do SAAE. O proprietário do imóvel deve comparecer apresentando cópias dos seguintes documentos:

  1. Contrato de compra e venda do imóvel ou escritura, com todas as assinaturas reconhecidas em cartório;
  2. RG;
  3. CPF;
  4. Guia de número (emitida pela Secretaria de Obras)
  5. Nota fiscal do hidrômetro;

Obs.: Caso não seja o proprietário, o seu representante deverá apresentar termo de autorização ou procuração com reconhecimento da assinatura do proprietário em cartório, juntamente com cópia dos documentos do proprietário e da pessoa autorizada.

 Estou com contas em atraso e não estou podendo quitá-las no momento, o que devo fazer para evitar o corte?

Você poderá entrar em contato com a nossa central de atendimento e poderá realizar o PARCELAMENTO do débito. O valor mínimo da parcela deve ser de R$ 50,00 (cinquenta reais). A primeira parcela deve ser paga em até um dia após a data do parcelamento e as demais parcelas serão lançadas nas próximas contas.

  Como faço para pedir a desligação do meu hidrômetro temporariamente?

É necessário comparecer ao SAAE com cópia do documento do imóvel, e documentos pessoais; O pedido deve ser feito pelo proprietário ou alguém devidamente autorizado através de documento com assinatura reconhecida em cartório.

 Como faço para religar o hidrômetro desligado a pedido?

É necessário comparecer ao SAAE com cópia do documento do imóvel, e documentos pessoais; O pedido deve ser feito pelo proprietário ou alguém devidamente autorizado através de documento com assinatura reconhecida em cartório. Será emitida uma taxa para realizar o serviço e após o pagamento em até 48h é realizada a religação.

Posso fazer o pedido somente de ligação de esgoto, se não utilizo a água do SAAE?

Não. De acordo com parágrafo único do art. 25 do regulamento do SAAE “ A existência de ligação de água constitui requisito indispensável para a ligação de esgoto, podendo ambas ser pleiteadas simultaneamente”.

Água branca saindo da torneira, por que isso acontece?

A coloração esbranquiçada não significa que a qualidade da água esteja prejudicada. Há quem diga que a água da torneira fica branca quando há excesso de cloro, mas não é isso que acontece. A principal causa de a água sair branca da torneira não é a quantidade excessiva de cloro, mas sim a pressão exercida no líquido nas tubulações da companhia abastecedora.

 Água cor de coca cola ou marrom, por que isso acontece?

Isso pode acontecer quando há barro residual de alguma manutenção realizada nas redes de distribuição, ou presença de outras substâncias. É o que ocorre, por exemplo, quando as tubulações são de ferro em residências e edificações mais antigas. Nesse caso, o material pode enferrujar e as incrustações podem deixar resquícios na água. Assim como o ferro, outra substância que deixa a água com coloração amarronzada é o manganês, um mineral encontrado naturalmente no solo de algumas regiões do país e que é removido durante o processo de tratamento da água. Entretanto, em redes de abastecimento mais antigas, pode haver a presença deste material incrustado, que pode se soltar em casos de manutenção ou alterações de pressão e, assim, ocasionar mudança na coloração da água.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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