Abastecimento
Captação e Abastecimento D’ Água.
Para chegar até as torneiras e atender às necessidades da população cambuiense, a água percorre um longo trajeto. O sistema de abastecimento de água compreende o aproveitamento de 03 mananciais superficiais, sendo os mananciais Ribeirão das Antas e o Itaim, ambos por recalque e o manancial Rio do Peixe do Bairro Água Comprida por gravidade. Temos também o abastecimento com água subterrânea (captada em poços semi artesianos), temos este tipo de abastecimento nos Bairros Rio do Peixe, Bairro do Congonhal, Vazes e Furnas.
A água que abastece a cidade é captada no Ribeirão das Antas e no Rio Itaim, onde se localiza a Elevatória de Água Bruta, que é aduzida (elevada) para as Estações de Tratamento de Água, localizada no Bairro Santo Antônio e no Bairro Itaim, respectivamente. A elevatória da Estação de tratamento bairro Santo Antônio tem capacidade para aduzir aproximadamente 70 litros por segundo para a Estação de Tratamento de Água Santo Antônio, enquanto que a elevatória da Estação de tratamento bairro Itaim tem capacidade para aduzir aproximadamente 22 litros por segundo para a ETA – Estação de Tratamento de Água Itaim.
Há também a captação localizada no Bairro Água Comprida, próximo à antiga usina. A água captada percorre por gravidade através da adutora de ferro fundido de 200mm por uma distância de 6500m de extensão até chegar a ETA Santo Antônio, com capacidade de fornecer por gravidade 30 litros por segundo, totalizando 100 litros por segundo de água para serem tratadas diariamente.
O sistema de esgotamento sanitário conta com rede coletora de esgoto. Os esgotos são lançados “in natura” nos corpos receptores que cortam a malha urbana, e lançadas em alguns pontos do Ribeirão das Antas, o que constitui prioridade a ser equacionada e resolvida num futuro breve, pois encontra-se em construção a Estação de Tratamento dos Efluentes Sanitários da Cidade. No bairro Rio do Peixe existe uma estação compacta de tratamento dos efluentes.
Controle de Qualidade
O SAAE segue rigorosamente todas as normas, decretos e portarias referente as análises e controles estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Entre elas podemos citar a Portaria GM/MS nº 888 de 4 de maio de 2021 do Ministério da Saúde, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade e também o Decreto Nº 5.440, de 4 de maio de 2005 que estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano.
O SAAE divulga informações mensalmente nas contas de água referente às análises realizadas.
Clique na imagem abaixo e acompanhe em tempo real as informações da água que você consome.