Abastecimento

Abastecimento

Captação e Abastecimento D’ Água.

Para chegar até as torneiras e atender às necessidades da população cambuiense, a água percorre um longo trajeto. O sistema de abastecimento de água compreende o aproveitamento de 02 mananciais superficiais, sendo o Ribeirão das Antas por recalque e o Rio Três Irmãos do Bairro Rio do Peixe por gravidade. Temos também o abastecimento com água subterrânea (quando captada em poços profundos e fontes), temos este tipo de abastecimento nos Bairros Rio do Peixe, Bairro do Congonhal, Vazes e Furnas.

A água que abastece a cidade é captada no Ribeirão das Antas, onde se localiza a (E.A.B.) Elevatória de Água Bruta, que é aduzida (elevada) para a Estação de Tratamento de Água, localizada no Bairro Santo Antônio. Esta elevatória tem capacidade para aduzir aproximadamente 80 litros por segundo para a ETA – Estação de Tratamento de Água.

Há também a captação localizada no Bairro Rio do Peixe, próximo à antiga usina. A água captada percorre por gravidade através da adutora de ferro fundido de 200mm por uma distância de 6500m de extensão até chegar a E.T.A, com capacidade de fornecer por gravidade 32,5 litros por segundo, totalizando 112,5 litros por segundo de água para serem tratadas diariamente.

O sistema de esgotamento sanitário conta com rede coletora de esgoto. Os esgotos são lançados “in natura” nos corpos receptores que cortam a malha urbana, e lançadas em alguns pontos do Ribeirão das Antas, o que constitui prioridade a ser equacionada e resolvida num futuro breve, pois encontra-se em construção a Estação de Tratamento dos Efluentes Sanitários da Cidade. No bairro Rio do Peixe existe uma estação compacta de tratamento dos efluentes.

Controle de Qualidade

O SAAE segue rigorosamente todas as normas, decretos e portarias referente às analises e controles estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Entre elas podemos citar a Portaria 2914, de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade e também o Decreto Nº 5.440, de 4 de maio de 2005 que estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano.

O SAAE divulga informações mensalmente nas contas de água referente às analises realizadas.

Clique na imagem abaixo e acompanhe em tempo real as informações da água que você consome.

download.png